sábado, 23 de maio de 2009

Das Diretas Já!

Por Horácio Ortiz

O movimento das Diretas foi realmente uma movimento público excepcional que engrandeceu o Congresso, o povo brasileiro, e particularmente o nosso partido PMDB, que foi a grande liderança que ergueu toda a população brasileira para o retorno à democracia. As Diretas Já, o movimento praticamente surgiu aqui em São Paulo e lembro-me de que numa reunião no Palácio, o Montoro levantou essa idéia de que a gente precisaria fazer esse movimento porque os militares tinham prometido a democracia, o retorno às eleições diretas, mas já estavam fazendo um movimento e já tinham praticamente designado uma fórmula de eleição indireta pelo plenário do Congresso, em que eles tinham a maioria. Numa reunião do Palácio, o Montoro convidou todo o Secretariado e nós discutimos a fórmula de participação nisso tudo. Um ponto importante era a concentração. Muita gente deu palpite, mas me lembro que o Montoro encarregou um dos líderes do nosso movimento aqui em São Paulo que era seu assessor. No debate o Assessor do Montoro, Cunha Lima,  lembrou a possibilidade de fazer uma grande comício na Praça da Sé.  Muitos discutiram que a Praça da Sé era pequena, outros achavam exatamente por ser pequena era vantajoso se não fosse muita gente etc, mas em resumo se discutiu e se concluiu que seria feito. E foi feito um movimento com muita propaganda e foi um comício fantástico. O palanque na frente da Catedral, toda a cidade e todo o Estado foi imobilizado, teve gente de todo o país, e foi um movimento muito grande e muito bonito. Eu já tinha voltado para São Paulo e a pedido do Montoro fiz a mobilização que me cabia. Eu como Secretário de Transportes liberei as catracas do da Fepasa, do subúrbio, para a população ir gratuitamente ao comício da Praça da Sé.

Essa decisão me custou um pouquinho de dor de cabeça, porque depois das eleições um Vereador, que aliás era até meu amigo, foi colega meu na Câmara Municipal, era do PMDB e depois passou para o governo, o Manuel Sala entrou com uma representação no Tribunal processando o Montoro, eu e uns outros que tinham usado recursos do Estado para fazer política. Deu trabalho porque o processo foi aceito e teve andamento. Ainda bem eu tinha as costas quente e o Montoro estava junto no processo. E graças ao nosso amigo e grande advogado, José Carlos Dias, que era Secretário do Montoro, nos livrou dessa chateação de ter que responder e ter que indenizar alguns milhares de sujeitos que eu tinha dado passagem livre na Fepasa para virem no comício.

Mas o comício teve uma grande repercussão nacional, com cerca de seiscentas mil pessoas. A praça da Sé estava apinhada e o interessante é que eu tinha feito uma espécie de chapéu de papelão amarelo de propaganda, escrito Diretas Já Ortiz Deputado Federal. Eu fiz mais de vinte mil daquele chapéu e distribuímos lá na frente do palanque. Ficou uma beleza o chapéu de papelão amarelo e grande. Até uma revista americana retratou aquela fotografia do chapéu e do comício das nossas Diretas Já.

E foi um movimento que mobilizou toda a população e nós partimos para a fase seguinte que era a votação pelo Congresso. E houve a decepção que foi a que queria acrescentar nesse movimento das Diretas Já uma preliminar. Antes dessa declaração desse comício eu participei das reuniões do Diretório Nacional junto com o Ulysses e Tancredo. E numa reunião em Brasília, no Congresso do PMDB em que se discutiam, depois daquela votação frustrante que era a eleição das Diretas, os líderes se reuniram no Congresso para saber como partir dali para frente, já que o Congresso tinha rejeitado as eleições diretas. Nós começaríamos a pensar numa forma de mobilização da população para exigir essa eleição. E foi muito interessante, que nessa reunião se discutiu como começar o processo. Então o Ulysses falou: - nós vamos fazer um movimento para aprovar uma lei das Diretas Já. O Montoro disse: - temos uns cinco ou seis projetos no Congresso. Eu mesmo tenho uma proposta. O Ulysses disse: - realmente tem vários, mas eu acho que nós temos que agir, escolher algum projeto que já esteja no Congresso e vamos apoiar esse movimento. Quais são os projetos que estão aí? Aí puxaram uma lista que tinha   o projeto do Montoro e projetos de outros Deputados. O Tancredo sabido como sempre foi, disse: - olha nós temos que arranjar um projeto de lei que seja de Deputado desconhecido, sem reflexo nenhum, por senão dá muita ciumeira e vai dar trabalho. O Montoro disse: 

-         Absolutamente eu não faço questão de ser o meu projeto.

E olhando a lista viram o projeto de um Dante de Oliveira, Deputado do Mato Grosso, primeira legislatura dele, teve uns votinhos lá, e tinha apresentado um projeto e ninguém conhecia. Decidiram então partir para campanha daquele projeto de lei. E assim iniciou-se a campanha das Diretas Já da lei Dante de Oliveira que foi levada para todos os cantos do Brasil. E realmente foi um movimento cívico importante, com aquele comício em  São Paulo e outros.

O nome desse Deputado Estadual de Mato Grosso era Dante de Oliveira e assim surgiu o movimento das Diretas Já apoiando o projeto dele. Dante de Oliveira aproveitou essa alavancagem do processo, foi eleito depois, mesmo rejeitada a sua emenda, foi eleito Governador do Mato Grosso. Depois saiu do PMDB entrou para outros partidos, foi prefeito de Cuiabá, Capital de Mato Grosso também fora do PMBD e hoje está fora do PMDB. Assim como ele, outros também que se elegeram à custas do PMDB, governadores, senadores, Deputados etc e depois de eleitos rejeitaram a nossa legenda e passaram a apoiar o governo e os famosos currais dos tucanos. O problema então ficou nessa campanha das eleições diretas. Essa campanha pelas eleições diretas teve esse desdobramento grande em São Paulo, foi aquele movimento liderado pelo Montoro, foi em todo o Brasil esse movimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário